O marketing digital é um campo dinâmico e cheio de termos específicos que podem ser confusos para quem está começando ou mesmo para profissionais experientes. Para ajudá-lo a navegar por esse universo, preparamos um dicionário completo com os principais termos do marketing digital. Confira!
A
A/B Test
Teste de duas variações de uma mesma campanha, página ou anúncio para identificar qual performa melhor.
AdSense
Plataforma do Google que permite aos proprietários de sites ganhar dinheiro exibindo anúncios.
AdWords (Google Ads)
Plataforma de publicidade do Google para criar anúncios pagos, como links patrocinados e banners.
Alcance
Número total de pessoas únicas que visualizaram seu conteúdo.
Automação de Marketing
Uso de ferramentas e softwares para automatizar ações repetitivas, como envio de e-mails e publicação de posts.
B
Backlink
Link de outro site que aponta para o seu. Essencial para estratégias de SEO.
Benchmarking
Análise das estratégias e práticas da concorrência para aprimorar seus próprios processos.
Bounce Rate (Taxa de Rejeição)
Porcentagem de visitantes que acessam uma página e saem sem interagir ou navegar por outras.
Brand Awareness
Reconhecimento da marca pelo público.
C
Call to Action (CTA)
Chamada para ação, como botões ou links que incentivam o usuário a realizar uma ação específica, como “Compre agora” ou “Assine grátis”.
CPC (Custo por Clique)
Custo pago por cada clique em um anúncio.
CRM (Customer Relationship Management)
Sistema para gerenciar o relacionamento com clientes e potenciais clientes.
CTR (Click Through Rate)
Taxa de cliques. Percentual de pessoas que clicaram em um link ou anúncio em relação ao número total de visualizações.
Cookies
Pequenos arquivos armazenados no navegador para rastrear comportamento e preferências do usuário.
D
Dominância SERP
Ocupação de mais posições nos resultados de busca para um mesmo termo ou tema.
Drip Marketing
Sequência de comunicações automatizadas enviadas ao longo do tempo.
DSA (Dynamic Search Ads)
Anúncios dinâmicos do Google que usam conteúdo do site para criar campanhas automaticamente.
E
E-book
Livro digital usado geralmente como isca para captar leads.
Engajamento
Interação do público com seu conteúdo, como curtidas, comentários e compartilhamentos.
E-mail Marketing
Estratégia que utiliza e-mails para comunicação direta com o público, seja para vendas, conteúdo ou relacionamento.
E-commerce
Venda de produtos ou serviços pela internet.
F
Funil de Vendas
Modelo que representa a jornada do cliente, desde a descoberta da marca até a conversão.
Facebook Ads
Plataforma de anúncios pagos no Facebook e Instagram.
Fluxo de Nutrição
Sequência de e-mails automatizados que busca educar e engajar leads.
G
Growth Hacking
Conjunto de estratégias criativas e de baixo custo para aumentar o crescimento de uma empresa.
Google Analytics
Ferramenta de análise de dados que permite monitorar o tráfego e o comportamento dos usuários em um site.
Google Tag Manager
Sistema que permite gerenciar e disparar tags de monitoramento (como pixels) no site sem editar o código.
H
Head Tail
Termos de busca genéricos e com grande volume de pesquisas, mas pouca conversão.
HTML (HyperText Markup Language)
Linguagem de marcação usada para criar páginas web.
I
Inbound Marketing
Estratégia focada em atrair clientes por meio de conteúdo relevante, sem interrompê-los.
Impressões
Número de vezes que um conteúdo ou anúncio foi exibido.
Infográfico
Gráfico visual usado para apresentar informações complexas de forma simples e atraente.
K
KPI (Key Performance Indicator)
Indicadores-chave de desempenho que medem o sucesso de uma campanha ou estratégia.
Keyword (Palavra-chave)
Termos usados pelos usuários em mecanismos de busca para encontrar informações, produtos ou serviços.
L
Landing Page
Página de destino criada para converter visitantes em leads ou clientes.
Lead
Contato que demonstrou interesse no seu negócio e forneceu informações, como e-mail ou telefone.
Lifetime Value (LTV)
Valor total que um cliente gera para a empresa durante todo o relacionamento.
Link Building
Estratégia de adquirir backlinks para melhorar o posicionamento no Google.
M
Meta Description
Descrição curta que aparece nos resultados do Google abaixo do título da página.
Mídia Paga
Anúncios pagos para impulsionar a visibilidade de um conteúdo ou marca.
Mobile First
Estratégia de design e desenvolvimento priorizando dispositivos móveis.
N
Newsletter
E-mail enviado regularmente para uma lista de contatos com conteúdo relevante.
Nofollow
Atributo usado em links para informar aos motores de busca que não devem passar autoridade.
O
Orgânico
Todo tráfego, engajamento ou conversão obtido sem uso de anúncios pagos.
Otimizador de Conversão (CRO)
Conjunto de práticas para melhorar a taxa de conversão de um site ou landing page.
P
PageRank
Algoritmo do Google que mede a relevância de uma página para classificá-la nos resultados de busca.
Pixel
Código usado para rastrear visitantes e suas ações em um site.
PPC (Pay Per Click)
Modelo de anúncios onde o anunciante paga por cada clique recebido.
R
Remarketing
Estratégia que exibe anúncios para usuários que já visitaram seu site.
ROI (Retorno sobre Investimento)
Métrica que avalia o lucro obtido em relação ao investimento feito.
S
SEO (Search Engine Optimization)
Otimização de sites e conteúdos para melhorar o posicionamento nos motores de busca.
SERP (Search Engine Results Page)
Página de resultados exibida após uma busca.
Smarketing
Integração entre as equipes de vendas e marketing para melhorar os resultados.
Storytelling
Técnica de contar histórias para engajar e atrair o público.
T
Taxa de Conversão
Percentual de visitantes que realizam uma ação desejada, como preencher um formulário ou realizar uma compra.
Tráfego Pago
Visitas provenientes de anúncios pagos.
Tendências de Pesquisa
Assuntos que estão sendo amplamente pesquisados em determinado momento.
U
URL
Endereço de uma página web.
UX (User Experience)
Experiência do usuário ao interagir com um site, aplicativo ou produto.
Utm Parameters
Códigos adicionados às URLs para rastrear campanhas de marketing.
V
Viralização
Quando um conteúdo é amplamente compartilhado e se torna popular em pouco tempo.
Viewport
Área visível de uma página web em dispositivos diferentes.
W
Webinar
Seminário ou apresentação realizada online.
White Hat SEO
Práticas éticas e alinhadas às diretrizes dos motores de busca para otimização.
Conclusão
Este dicionário é um recurso valioso para entender e aplicar as estratégias de marketing digital. Salve esta lista e consulte sempre que necessário, mas não se esqueça de ler os melhores livros para melhorar o vocabulário e aprimorar ainda mais suas campanhas e compreender o jargão da área!